Oi

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A Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento e número de telefones fixos em serviço. Com controle 100% nacional, a empresa foi a primeira do país a oferecer serviços convergentes e integrados de telecomunicações. Suas ofertas abrangem telefonia fixa, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e televisão por assinatura.

A Oi é a quarta maior operadora de celular do Brasil e iniciou suas operações em Maio de 2002 como um braço do Grupo Telemar (atual Oi Fixo) na telefonia celular. Atuando nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima, pretende entrar no mercado de São Paulo ainda em 2008, já que arrematou a licença em setembro de 2007, em leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No começo de 2008 a Oi estava presente em 3.047 municípios com serviços fixos, em 999 municípios com operações de telefonia móvel e em 286 municípios oferecendo o serviço de acesso à internet em banda larga. Já no fim de junho de 2008, a Oi contabilizava cerca de 36 milhões de usuários, sendo 13,9 milhões em telefonia fixa; 20,3 milhões em telefonia móvel; 1,8 milhão em banda larga (sendo 1,751 milhão do serviço de ADSL Oi Velox e 53 mil da Oi TV), e 59 mil em TV por assinatura na Oi TV.

Foi a primeira operadora GSM a operar no Brasil. Quando iniciou suas operações, lançou a promoção “31 Anos”, já que seu código para ligações interurbanas é 31. A promoção permitia ao usuário realizar ligações gratuitas nos finais de semana por um preíodo de 31 anos. Seu lucro em 2007 foi de 2,358 bilhões de reais superando em 48,6% o lucro do ano anterior. A empresa atribuiu o grande lucro, principalmente, a ampliação dos clientes em banda larga (Oi Velox) e telefonia celular.

Ainda em 2007 tornou-se a primeira empresa quadri-play do Brasil ao adquirir a operadora de TV por assinatura Way TV, com ofertas convergentes de telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga e transmissão de vídeo. A Oi TV está presente nos municípios de Belo Horizonte, Poços de Caldas, Barbacena e Uberlândia, todos no estado de Minas Gerais.

A Oi e o desbloqueio de celulares

A Oi ganhou muita notoriedade depois de sua campanha Bloqueio Não, quando passou a vender celulares não bloqueados e a desbloquear gratuitamente os que já tinham sido vendidos. Hoje o desbloqueio obrigatório de celular é lei, mas a Oi se beneficiou por ter começado toda essa onda. Em três meses, a operadora angariou mais de um milhão de assinaturas pró-desbloqueio.

Convergência

Seguindo uma tendência mundial entre as operadoras de telecomunicações, em 2006 a Oi deu início a um processo de convergência entre os demais serviços do Grupo Telemar (telefonia fixa e provedor de internet banda larga). Processo pioneiro no país, consiste em integrar em um único pacote vários serviços: telefonia móvel (Celular), serviços de telefonia fixa, acesso internet banda larga – no caso da Oi, acesso ADSL., entre outros. Esse processo também resultou na troca de nome dos serviços da Telemar, que passarão a ter o nome Oi. A empresa agora utiliza os termos “Oi Fixo”“Oi Móvel” e “Oi Velox”, visando consolidar a idéia da convergência.

Obs: Consulte sempre a operadora para dados atualizados sobre planos e serviços.

Fusão Oi e Brasil Telecom

A Oi desembolsou R$ 5,863 bilhões na aquisição da Brasil Telecom no mês de abril (2008). Porém, antes da Oi incorporar a Brasil Telecom, será necessário que o governo brasileiro altere a legislação do setor, já que atualmente é proibido uma empresa de telefonia fixa comprar outra de diferente área de atuação – e de aprovação pelos órgãos reguladores, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). uma regra que foi criada na privatização de companhias telefônicas que impede fusões de empresas Telecom no Brasil. O Ministro das Comunicações Hélio Costa e da Casa Civil Dilma Rousseff já deram declarações públicas a favor de modificações na regra, que pode ser alterada em um ano – estimativas apontam para abril de 2009. Juntas, as empresas somam 43,4 milhões de clientes, sendo 20,7 milhões em telefonia celular e 22,7 milhões na fixa.

O sucesso do negócio também depende do cumprimento de duas cláusulas presentes no contrato assinado entre Oi e BrT. A primeira é que a Anatel aprove a aquisição em até 240 dias, a outra é que deve ocorrer uma oferta pública de compra de ações ordinárias da BrT em circulação no mercado. O fechamento desta última operação deve ocorrer em até dez dias depois da aprovação da Anatel. Caso as metas não sejam atingidas, o contrato será desfeito e a Telemar pagará R$ 490 milhões de multa.