A portabilidade numérica foi sem dúvida uma grande conquista para os consumidores. Desde que o serviço entrou em vigor, mais de 150 mil pedidos de transferência de operadora com a manutenção do número do telefone já foram encaminhados a Base de Dados de Referência da ABR Telecom (administradora da portabilidade). Isso quer dizer que milhares de consumidores já desfrutam do serviço.
Mas existe um pequeno problema, que é identificar para qual operadora estamos telefonando. Antes, sabíamos pelos prefixos de telefones fixos e celulares qual era a operadora, mas com a portabilidade e consequente troca do mesmo número para outra operadora, não é mais possível identificar a rede pelo número do telefone fixo ou celular chamado, por isso muita gente fica confusa na hora de fazer uma ligação. É uma informação importante, pois cada operadora tem tarifas diferentes e fazem promoções distintas com frequência. Quem liga pode estar pagando mais sem saber e é sempre bom poder economizar.
Felizmente a ABR Telecom criou uma ferramenta que já está disponível na internet para quem quer saber como identificar a operadora de um terminal telefônico móvel ou residencial. São quase 200 milhões de telefones fixos e celulares espalhados por todo o Brasil, mas a ABR Telecom garante que a ferramenta é 100% funcional. É uma ferramenta de busca ágil para identificar, direto da base de dados da portabilidade numérica, as atuais operadoras dos números para os quais você quer telefonar.
Como Saber a Operadora Através do Número
Entrando no site da ABR Telecom, basta digitar no local indicado o número de telefone fixo ou celular, colocando primeiro o DDD, para identificar a operadora. O melhor de tudo é que segundo a ABR Telecom a atualização desse banco de dados é automática conforme mais números aderirem à portabilidade.
ATB Telecom
A ATB Telecom foi criada em 1998 para com o objetivo de implantar e gerir o Serviço Nacional de Roaming no Brasil. Entre 2000 e 2005, expandiu seus negócios e ofereceu às suas associadas os serviços de Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e o Cadastro Centralizado de Clientes. Em 2006 implantou o Projeto nacional de Combate à Fraude em Telecomunicações e integrou as operadoras de telefonia fixa a seus quadros de afiliados.
Já no ano de 2007, a ATB Telecom foi escolhida pelas operadoras de telefonia para ser a entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil, tendo como função implantar e gerir o processo de portabilidade numérica.
No site da ATB Telecom, o cliente das operadoras de telefonia fixa e móvel pode encontrar mais informações sobre a portabilidade numérica, sobre o serviço de combate à fraude, além de consultar através do número do telefone fixo ou celular a qual operadora ele pertence.