O universo tecnológico vive em constante revolução e, claro, disputa. As empresas que lidam com este segmento estão sempre descobrindo novos meios de inovar e transformar seus produtos e serviços em verdadeiros objetos de desejo e consumo para os adultos aficionados pelo tema.
No princípio foi a Apple que conquistou fãs em todos os cantos do mundo, apenas com a possibilidade de baixar aplicativos pagos e gratuitos que ajudavam a facilitar o dia a dia dos usuários. Afinal, a frase “como eu não pensei nisso antes?” e “como consegui viver tanto tempo sem isso” se tornaram lugar-comum em relação a diversos jogos, mapas, livros e outros apps que figuram entre as listas dos top 10 da marca norte-americana fundada por Steve Jobs.
Agora chegou a vez do Google entrar na disputa pelos aplicativos mais descolados. E foi assim que nasceu o Google Play, espécie de loja virtual na qual é possível baixar aplicativos Android que ajudam a tornar o cotidiano mais leve e divertido a apenas alguns toques virtuais.
Apps Android no Google Play
Destinado aos mecanismos Android e web, o site do Google Play promete ajudar a descomplicar a vida do usuário, colaborando para que ele encontre os aplicativos mais indicados para as suas necessidades dentre milhares de opções, tendo ainda a certeza de que fez a escolha mais acertada para a sua vontade, seja ela ler um livro, tratar uma foto, passar o tempo, entre tantas outras.
Assim como acontece com o site concorrente, na página do Google Play é possível encontrar variadas listas de apps Android divididas por categorias e também pela indicação de ser pago ou gratuito – o que já começa a direcionar o consumidor para sua decisão de forma mais objetiva e seguindo em conta o seu perfil: alguém que quer e pode gastar dinheiro com um aplicativo ou não.
Como o site é desenvolvido por uma equipe especializada, há diversas sugestões de aplicativos feitas especialmente por profissionais que trabalham no site e que, de certa forma, acabam testando os aplicativos antes de propô-los aos consumidores. Dessa forma, é possível conferir apenas as sugestões dessa turminha antenada, separar os aplicativos entre os que são para celular e os que são indicados para tablets, descobrir quais são os mais populares, etc.
Ao clicar sobre o aplicativo escolhido, o usuário é direcionado a uma página exclusiva sobre ele e talvez aí esteja o grande problema: nem todas as páginas dos apps estão traduzidas para português e, dessa forma, pode ser que alguém que não fale inglês não consiga compreender como usar e para que serve aquele aplicativo. Todavia, os comentários e a estatística a respeito da avaliação de cada app, feitas por usuários do mesmo programa, aparecem na língua selecionada pelo consumidor, seja ela o português ou não.
Aplicativos Android
No universo dos aplicativos é possível encontrar de tudo: de apps funcionais e bastante úteis no dia a dia em casa ou no trabalho, até aqueles mais bobinhos e que não tem funcionalidade alguma, sendo meramente decorativos. Independentemente de qual é o objetivo de cada usuário, ter a disposição mais uma ferramenta que possibilita encontrar e baixar aplicativos variados, de tamanho e qualidade também distintas, acaba sendo promissor por gerar concorrência e criatividade entre as empresas do ramo, levando à criação de novas tecnologias, jogos, produtos e serviços que atendam às mais variadas necessidades e expectativas, tendo em vista prioritariamente o benefício do consumidor que vai utilizar aquele aplicativo em seu aparelho de celular ou tablet.
Aos clientes que se sentirem receosos de baixar um aplicativo, recomenda-se que procure o perfil das empresas fabricantes na internet, em especial nas redes sociais e sites de relacionamento, para saber o que é dito sobre elas, quais as principais reclamações e quais são os elogios. Desta forma, pode-se traçar um perfil de cada uma delas antes de baixar um conteúdo para o seu aparelho e depois se arrepender.
Também é interessante ficar de olho nas redes sociais e no site do Google Play e seus parceiros com frequência para saber quais são as novidades e últimos lançamentos para estar sempre por dentro do que acontece nesse universo e antecipar tendências, podendo até mesmo ter ideias bacanas para a criação e execução de novos aplicativos, tornando o que era apenas uma paixão em – quem sabe? – uma rentável profissão.
É importante ressaltar ainda que a maioria dos aplicativos pagos só aceitam compras online por meio do pagamento efetuado com cartão de crédito e é preciso checar se a bandeira com a qual trabalha pode ser utilizada para a realização da compra.
E para quem quer baixar aplicativos do Google Play e não tem Wi-Fi nem 3G, a sugestão é conferir o vídeo a seguir: