A chamada geração Y, que atualmente tem quase 30 anos, cresceu ouvindo os pais reclamarem de ter de ir até o banco para pagar as contas e se surpreendeu com a “facilidade” do débito automático. Mas essa mesma geração também vivenciou outros momentos importantes de desenvolvimento tecnológico e econômico, como a popularização dos aparelhos celulares, a criação da internet móvel e, claro, o surgimento das linhas de celular pré-pagas. Com a vantagem de oferecer um maior controle do orçamento doméstico, o celular pré-pago ainda dispensa a temida conta e as intermináveis horas perdidas na fila do caixa do banco para pagá-las.
Se antigamente a parte chata ficava por conta da recarga, que só podia ser efetuada nas casas lotéricas – que também têm grandes filas, com o tempo surgiu a necessidade de levar a possibilidade de colocar crédito no telefone em outros estabelecimentos, como supermercados, lojas de conveniência e até bancas de jornais.
Recarga para Celular Online
Para aqueles que têm pressa e não querem perder tempo passando nesses locais para colocar crédito, surgiu ainda a recarga para celular online, que é feita pela internet e paga com o cartão de crédito ou transferência bancária online sem que o consumidor precise sair de casa para recarregar o celular.
Há diversos sites na internet que disponibilizam o serviço de recarga online, sendo que alguns até mesmo parcelam o valor a ser convertido em créditos ou facilitam o pagamento, postergando-o para até 40 dias após a solicitação. Este é um tipo de recarga fácil, rápida e que não compromete o bolso nas horas mais difíceis e nem obriga o consumidor a ter uma linha que só recebe chamadas ou efetua as ligações a cobrar.
As operadoras de telefonia móvel já oferecem esse tipo de serviço, pois perceberam que com o dia a dia corrido das grandes cidades e a rotina de trabalho puxada da geração Y, “perder tempo” para colocar créditos na linha telefônica acabava sendo postergada e tratada como uma chatice, fazendo com que este tipo de linha corresse o risco de cair no desuso.
Recarga nas Operadoras
A recarga para Tim pode ser feita também no site da operadora, mas apenas para clientes que já são previamente cadastrados. Eles podem escolher recargas que variam de R$ 12 a R$ 100 e os créditos têm validade variada de acordo com o estado no qual o consumidor vive, podendo ser de 30 a 90 dias. Dependendo do plano adquirido, o consumidor também recebe vantagens como descontos no envio de torpedos, acesso à internet, entre outros.
A recarga para Oi só pode ser feita por quem possui cartão de crédito de bandeiras Visa, Mastercard, Diners e Elo, com toda a segurança e comodidade de quem utiliza a internet também para fazer compras online. Os créditos são inseridos automaticamente na linha, mas também é preciso ter um cadastro no site da operadora para poder realizar a transação.
No caso da recarga para Vivo há até clube de vantagens segundo a bandeira do cartão de crédito escolhida pelo consumidor para trabalhar. A empresa só aceita a bandeira Visa para o sistema PayPal em seu site e o cliente pode adquirir de R$ 3 a R$ 100, mas os créditos expiram em até 90 dias, podendo não ser um procedimento vantajoso para quem usa pouco o aparelho celular pré-pago. É importante ressaltar que os créditos só caem na linha após a confirmação do pagamento e a recarga é confirmada após o envio de uma mensagem de SMS da operadora para a linha cadastrada.
Para saber mais sobre o serviço PayPal consulte o vídeo a seguir:
Aqueles que pretendem efetuar uma recarga para Claro precisam passar por uma página considerada suspeita por muitos programas de antivírus de computador, que solicita que o cliente primeiro informe o número do aparelho com DDD. Em seguida, é preciso um pouco de paciência para seguir as instruções que a operadora de celular envia para o consumidor: é repetir os caracteres que aparecem no site, receber um código por torpedo na linha indicada primeiramente e, em seguida, seguir as etapas propostas pela operadora para que a recarga seja efetuada e paga com cartão de crédito – algo que pode ser muito mais fácil e ágil se realizado por meio de sites parceiros e que demandam menos burocracia e tempo do consumidor, sem deixar de lado a segurança e a comodidade do cidadão.
Para se informar sobre a recarga online, o cliente pode procurar as operadoras com as quais trabalha para saber do funcionamento deste tipo de serviço e também para esclarecer dúvidas. Se surgir qualquer questionamento referente aos sites parceiros, basta solicitar dados às operadoras para verificar a veracidade e confiabilidade daquela página da internet.
Obs: Consulte sempre a operadora para dados atualizados sobre planos e serviços.